Pular para o conteúdo principal

Segunda-feira > atos.

"O sadismo de alguns imbecis que apenas por vestirem fardas e usarem armas se acham no direito divino de tirar a vida de uma pessoa, pelo ideal egoísta de se manter no poder.
(...)
Mas nunca vão matar aquela esperança que a gente tem de um mundo melhor, que eu não sei direito como vai ser..."

Feliz ano velho.
Sei lá, tô achando bem apropriado o escrito para relembrar os gritos de agora há pouco, sobre a polícia atacando pessoas com mãos erguidas "em sinal de paz e rendição". Tava lá no meio, no momento ainda total de paz e de versos de protesto pacífico, vi umas figuras mais velhas e lembrei da época (não) merecidamente esquecida e ignorada pela grande massa, por trauma ou mesmo por ignorância, não fazem questão de saber, enfim. Ditadura, eis aqui o que estamos vivendo por tabelinha.

Num bar da República as pessoas correm para fechar os bares e conseguir abrigo: há PM lá fora acabando com pequenos grupos que voltavam da manifestação. E lembro do amigo Periquito na Chopperia em Três Coroas contando os "causos" da adolescência dele que eu admirava e achava fantástico. Não tem nada de fantástico e não é nem um terço do que aconteceu lá atrás.

- Melhor se esconder num local seguro.

Há gente se rebelando sem motivo.
Há meninos tentando tacar fogo nos ideais. O que eram mesmo?
("Vinte cents meu irmão. E bilhões de reais perdidos nas cuecas. Pois é.)
Há gente revivendo aquele sentimento de "ainda estamos vivos" e "não esquecemos o que foi feito" e eu vi isso lá, e foi lindo... até atacarem pessoas sentadas em frente ao batalhão gritando:
NÃO À VIOLÊNCIA.
Tentando continuar a caminhada.
Resquício mudo de atitudes estúpidas:
Policiais infiltrados para identificação dos "cabeças".
[Isso acontece ainda? Sério?! Não quero acreditar se for. Ignorância é bom às vezes. Eu achei que tínhamos superado a parte que diz "liberdade de expressão".]

Agora vejo quão utópica era: não há liberdade quando não se é sabido o passado. E tu não aprende essas coisas no colégio, é lá que eles te alienam e quando alguém tenta, é calado. Tu fica presa, num ciclo de histórinhas bonitinhas pra te fazer dormir bem, é mais fácil assim. Não sou só eu. Foi toda uma geração que está acordando agora, depois de mais de 20 anos a população não dava voz para a mágoa que muitos filhos e esposas queriam ter tido, sem morrer para.

É só gás e bala de borracha. Por enquanto...

(mas temos a mídia! êbah! Tem a mídia, tem as falsas mídias, as novas mídias, e os medíocres que não tão nem aí)

Vão bater em alguns e dizer que foram agredidos primeiro pelos manifestantes (que agora são denominados "punks")... igual fazem quando estamos com nossos olhos fechados durante todo o resto do ano. Afinal, eles cumprem seu dever, as ordens: do salário, óbvio, se eles não agirem, alguém demite os caras e eles têm família pra cuidar e até sonham.... São pessoinhas com cavalinhos também.

Nunca abrimos a boca pra ver com os olhos.
Agora vemos o que a boca faz: ver.

Não haverá flores para a cura de um mal, haverá rebelião contra a violência. Qual o lado que tu vai estar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esteira

Hoje acordei de manhã cedo, mas era meio-dia. Foram mais ou menos 18 horas de voo e ainda permaneço nesse espaço de ostentação e transporte. Me transporto para outros rumos, novos sabores, e ainda fico olhando embasbacada a janela do avião. Onde fui me meter? Pergunto como, sem querer saber a resposta, não sei mesmo... Não sei se foi um desejo de manter-me viva ou de provar a mim mesma que sou capaz de realizar os sonhos, por mim, ninguém mais. Acredito que seja isso. E fico feliz enquanto os pacotinhos que tanto corria atrás, agora os mantenho separados, etiquetados e bem longe para não repetir certas doses. Pacotes de embalagens conhecidas nem sempre são as melhores.

Romântica

Eu sou romântica  Com meu amor Esperando no quarto em fronte com taças e castiçais  Não sou aquela romântica Quando eu vejo atravessar ao longe na rua segurando mãos com sua alma gêmea e eu vejo por distância  você caminhando para longe dela E desaparecendo Nos meus sonhos

Não somos amigos

 Eu não consigo ser tua amiga. Eu juro, tentei. Eu prefiro ser nada. Aliada a mim. E eu gosto das lembranças. E eu gosto daqueles momentos, tão tranquilos. E tu engoliu a voz. Buscou paz. E eu, observo aqui, contente por ti. Tu merece toda paz do amor tranquilo. E eu? Eu aqui, imagino, se poderia ter sido.