Pular para o conteúdo principal

Homem é Mulher! Mulher é Homem!

Esquina da Borges e tarde de quarta-feira, de modo infernal: vejo o cara de preto, terno em corte pobre, sapatos lustrados, mas voz de cachaça e embriagado pelas próprias palavras...
- Homem é homem! Mulher é mulher!
Junte a isso o fato de segurar o livro mais vendido e mais conhecido dos povos. Não é O Guia, mas serve como desculpas para as viagens da humanidade. Segue-se aí duas ou três pessoas ofendidas. Eu entre uma delas, já que me fez referência: mulher.
Vem cá, desde quando homem deve ser homem e mulher deve ser mulher?
Conheço muita mãe que não é mãe e pai que é pai que nunca agiu como tal, mesmo devendo de. Nem por isso condena o fato deles serem o que são. Pais. Nem muito melhores e muito menos piores. Há de fato um termo que empregamos o sentido compreendido entre ser mulher e ser homem que nos justifica os gêneros. A aparência é tudo. Eis que aqui me pego na maior futilidade cabível e verídica. Tu não basta aparentar ser mulher nestes casos. Tu deve ser uma, única, indivisível, mulherzinha que não abaixa a cabeça para o que se quer, mas para o que se deve. Tu deve ser a quarentona com dois filhos indo busca-los na escola. Tu deve ser a queridona da família. Tu deve cortar o cabelo na lua cheia se quiser volume. Tu deve saber de cor todos os tons de cinza que não existem. Tu deve sapatear se teu parceiro pede. Tu deve estar bem vestida para os outros e nunca pra ti mesma. É, mulher é de fato mulher. E o homem? Homem é homem, basta por si só que nos enfia goela abaixo suas verdades. Pois assim disse ele: ame uns aos outros e glorificai a mim, o deus que sou. Homem. Isso não fui eu quem citei, foi o carinha logo ali atrás, com o livro preto na mão, entende? Não sou feminista, nem esquerdista, nem ista qualquer. Sou humana, mano. Sabe-se lá o que mais...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esteira

Hoje acordei de manhã cedo, mas era meio-dia. Foram mais ou menos 18 horas de voo e ainda permaneço nesse espaço de ostentação e transporte. Me transporto para outros rumos, novos sabores, e ainda fico olhando embasbacada a janela do avião. Onde fui me meter? Pergunto como, sem querer saber a resposta, não sei mesmo... Não sei se foi um desejo de manter-me viva ou de provar a mim mesma que sou capaz de realizar os sonhos, por mim, ninguém mais. Acredito que seja isso. E fico feliz enquanto os pacotinhos que tanto corria atrás, agora os mantenho separados, etiquetados e bem longe para não repetir certas doses. Pacotes de embalagens conhecidas nem sempre são as melhores.

Romântica

Eu sou romântica  Com meu amor Esperando no quarto em fronte com taças e castiçais  Não sou aquela romântica Quando eu vejo atravessar ao longe na rua segurando mãos com sua alma gêmea e eu vejo por distância  você caminhando para longe dela E desaparecendo Nos meus sonhos

Não somos amigos

 Eu não consigo ser tua amiga. Eu juro, tentei. Eu prefiro ser nada. Aliada a mim. E eu gosto das lembranças. E eu gosto daqueles momentos, tão tranquilos. E tu engoliu a voz. Buscou paz. E eu, observo aqui, contente por ti. Tu merece toda paz do amor tranquilo. E eu? Eu aqui, imagino, se poderia ter sido.