Pular para o conteúdo principal

Uma borboleta no enterro

Eu não estarei aqui para sempre, disse a velha senhora. Um dia irei morrer, disse ainda, antes de descobrir sua doença. Não quero esperar a vida toda para ser feliz, mas até hoje não sabemos se foi de fato. Isso seria mais apropriado naquela lápide, uma vida toda de possibilidades de ser feliz, mas a única coisa que fazia sentido após a morte era a natureza que mantinha sua rotineira maneira de existir e frases clichês como "jaz aqui um belo espécime humano". Assim, se tivéssemos a capacidade de ver além do que nossos olhos humanos são capazes, teríamos percebido que havia uma pequena borboleta por sobre as flores daquele enterro.

Abriu as asas coloridas, belas asas, e esvoaçou a cabeça de três cabeças de batatas, grandes demais: a cabeça número um era grande, curvada e cheia de depressões, como quando vemos um vale em longa distância. Parece ter algo naquela cabeça, mas não víamos por completo. Quando a borboleta passou pela segunda cabeça, estava tranquila, a imagem era serena, dava tranquilidade. Mas tão logo se apaziguou que se entediou, paisagens lisas demais a deixavam sem nenhuma variedade. A terceira cabeça, um belo exemplo de como as coisas deviam ser, nem lisas nem onduladas, mas quando ela chegou perto... a borboleta percebeu que gotejava dela um líquido que estragava todos seus sentidos. A velha borboleta, cansada, desistiu de voar. Ficou parada por um tempo sobre seu galho favorito. Aprendeu a se agarrar com força nas folhas, seus pontos de segurança quando chovia. Descobriu lugares nunca antes vistos na sua casa. Mas um dia, entediada novamente com a monotonia de sua rotina, ela entrou no próximo vento que batia e esticou suas pequenas asas. Que coisa mais sublime! Pensou a borboleta, adoro voar! E depois de um tempo, voando livremente, percebeu que o vento fora longe demais! 

Parada agora diante de um lugar estranho, com pessoas estranhas, a pequena borboleta se via completamente perdida. E enfim, pronta pra voar mais e encontrar um novo lar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esteira

Hoje acordei de manhã cedo, mas era meio-dia. Foram mais ou menos 18 horas de voo e ainda permaneço nesse espaço de ostentação e transporte. Me transporto para outros rumos, novos sabores, e ainda fico olhando embasbacada a janela do avião. Onde fui me meter? Pergunto como, sem querer saber a resposta, não sei mesmo... Não sei se foi um desejo de manter-me viva ou de provar a mim mesma que sou capaz de realizar os sonhos, por mim, ninguém mais. Acredito que seja isso. E fico feliz enquanto os pacotinhos que tanto corria atrás, agora os mantenho separados, etiquetados e bem longe para não repetir certas doses. Pacotes de embalagens conhecidas nem sempre são as melhores.

Romântica

Eu sou romântica  Com meu amor Esperando no quarto em fronte com taças e castiçais  Não sou aquela romântica Quando eu vejo atravessar ao longe na rua segurando mãos com sua alma gêmea e eu vejo por distância  você caminhando para longe dela E desaparecendo Nos meus sonhos

Não somos amigos

 Eu não consigo ser tua amiga. Eu juro, tentei. Eu prefiro ser nada. Aliada a mim. E eu gosto das lembranças. E eu gosto daqueles momentos, tão tranquilos. E tu engoliu a voz. Buscou paz. E eu, observo aqui, contente por ti. Tu merece toda paz do amor tranquilo. E eu? Eu aqui, imagino, se poderia ter sido.