Pular para o conteúdo principal

Paralisia

 Loucura. Meu irmão me disse, loucura. Ele me olhou de alto a baixo, lágrimas nos olhos, e disse:

- Eu estava naquele lugar conhecido, aquele que tu passou tua vida inteira. Nunca tinha percebido... como era deixar tudo acontecer e se sentir perdido, como no escuro que parece nunca ter saída, se sentir só. Acredito que hoje entendo, finalmente, o que tu passou e, agora, talvez passe. Eu não conseguia me colocar no teu espaço, era muito complicado. Mas depois disso, depois de perceber que ações geram consequências, nós finalmente compreendemos que entramos na vida um do outro por um motivo. E hoje me orgulho, honestamente, de fazer parte da tua vida. E por mais que seja tão estranho a forma do teu ser, eu te entendo, agora, temos um motivo a cumprir aqui. E eu estou aprendendo contigo, assim como tu aprendeu comigo. E é bonito saber que nos melhoramos, mesmo que não nos compreendamos por inteiro.

Eu não conseguia falar. Eu congelei, pois estava paralisada internamente, como sempre fico. Apenas o escutei. Palavras não saem quando congelo.  As coisas passam pela minha fronte em câmera lenta, como na grande tela do cinema, eu apenas as observo na sequência que já sei. Eu já sei as ações, as falas. E não consigo me explicar para as pessoas. Quando tento, nas raras vezes, sai de forma arrogante, mas não é proposital, é apenas óbvio demais... e é irritante que seja assim... Pois nada mais acontece que me surpreenda. E eu temo as reações. 

Já tentei compreender os motivos da paralisia, talvez eu tenha problemas cognitivos que me levam a outros lugares e meu corpo fique parado lá. Minha mente fica processando as informações e sensações e às vezes me vejo perdida nas conversas, pois eu me aninho lá dentro, na minha cabeça grande e desproporcional, e fico eternamente viajante. 

Eu repito as palavras. Eu me seguro lá. Lá é seguro. Lá eu viajo no meu Lugar Algum, maravilhada com minhas criações. E lá ninguém me alcança. E talvez meu irmão vislumbrou essa imensidão, de todos, certamente ele é o que mais semelhante é. Ele quem diz: vá. Vá, faça, seja. E seja como for, tu irá ser feliz. E isso é raro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esteira

Hoje acordei de manhã cedo, mas era meio-dia. Foram mais ou menos 18 horas de voo e ainda permaneço nesse espaço de ostentação e transporte. Me transporto para outros rumos, novos sabores, e ainda fico olhando embasbacada a janela do avião. Onde fui me meter? Pergunto como, sem querer saber a resposta, não sei mesmo... Não sei se foi um desejo de manter-me viva ou de provar a mim mesma que sou capaz de realizar os sonhos, por mim, ninguém mais. Acredito que seja isso. E fico feliz enquanto os pacotinhos que tanto corria atrás, agora os mantenho separados, etiquetados e bem longe para não repetir certas doses. Pacotes de embalagens conhecidas nem sempre são as melhores.

Romântica

Eu sou romântica  Com meu amor Esperando no quarto em fronte com taças e castiçais  Não sou aquela romântica Quando eu vejo atravessar ao longe na rua segurando mãos com sua alma gêmea e eu vejo por distância  você caminhando para longe dela E desaparecendo Nos meus sonhos

Não somos amigos

 Eu não consigo ser tua amiga. Eu juro, tentei. Eu prefiro ser nada. Aliada a mim. E eu gosto das lembranças. E eu gosto daqueles momentos, tão tranquilos. E tu engoliu a voz. Buscou paz. E eu, observo aqui, contente por ti. Tu merece toda paz do amor tranquilo. E eu? Eu aqui, imagino, se poderia ter sido.